PROTEJA SEUS OLHOS E VEJA O MELHOR DO VERÃO!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 20% dos casos de catarata são causados pela falta de proteção solar. De acordo com uma  pesquisa feita com 223 pacientes com mais de 50 anos mostra que os óculos de grau de 7 em cada 10 entrevistados não têm filtro solar.

O levantamento também revela que 56,7% dos participantes desconhecem os danos que a radiação UV (ultravioleta) emitida pelo sol pode causar aos olhos. Quando o assunto é pele, 70% afirmaram usar filtro solar. Além da catarata, a radiação provoca na retina a degeneração da mácula, parte central responsável pela visão de detalhes apontada como a maior causa de cegueira definitiva no mundo.

proteo_dos_olhos

MULHERES TÊM OLHOS MAIS SENSÍVEIS

Os oftalmologistas afirmam que os olhos da mulher sofrem mais com a falta de proteção. Isso porque tem mais propensão à fotofobia, aversão à luz, que pode estar relacionada ao uso de pílula anticoncepcional e à menopausa que aumenta o olho seco. Além disso, outro estudo mostra que a incidência de catarata na mulher é 30% maior por contra do estresse oxidativo mais
intenso entre elas.

COMO ESCOLHER OS ÓCULOS DE SOL

A escolha dos óculos de sol ideal começa por uma armação leve e bem adaptada ao rosto do usuário. As lentes podem ter grau desde que prescritas por um oftalmologista. Deve-se optar por adquiri-los em estabelecimentos comercias que forneçam produtos de fabricantes conceituados.
Uma forma de verificar se os óculos têm boa proteção é checar na ótica se o produto tem a certificação ABNT NBR ISO 15111 que regulamenta os solares vendidos no Brasil desde 2004. Ainda segundo os oftalmologistas, bons óculos escuros ajustam a quantidade de luz que chega aos olhos sem alterar a visibilidade. Até os 10 anos de idade, período em que a visão está sendo moldada, o ideal é proteger os olhos com chapéu ou boné, e retirar as crianças do sol no horário de pico da radiação, entre 10h e 16h.

FONTE: Canal Óptico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *