7 truques para usuários de lentes

Dicas que vão facilitar o seu dia a dia e deixá-lo ainda mais apaixonado pelas suas lentes de contato.

Sempre que alguém descobre que você usa lentes de contato, esta pessoa te trata como um Alien, né? Começam as perguntas do tipo “Mas como você consegue colocar o dedo no olho?” “Mas não incomoda?” “Não arde?”.

E é claro que a gente responde com a maior naturalidade do mundo – NÃO! Mas realmente, usar lentes de contato para ser algo bem complicado, mas sabemos que não é.

Apesar de toda esta simplicidade, tem algumas dicas que tornam o uso ainda mais tranquilo. Olha só.

1 – Que tipo de lente combina mais com você?

A pergunta parece boba, mas faz toda a diferença. Observar seu dia a dia pode ajudá-lo na hora de decidir qual lente usar – anualmensalquinzenal ou diária?

As lentes diárias são bem mais práticas, pois não precisam de soluções de limpeza, nem mesmo do estojo de armazenagem. Algumas pessoas optam por este tipo de lente em viagens, já que, ao final do dia, basta jogá-las fora. E no outro dia, uma lente novinha em folha!

As mensais, quinzenais e anuais precisam de um pouquinho mais de cuidado e algumas pessoas não têm muita paciência para isso.

2 – Nunca deixar faltar solução

Se você não optou pelas lentes diárias, é preciso ficar de olho na solução de limpeza. Este produto é o único recomendado para manter a higiene necessária da sua lente e garantir mais saúde para seus olhos. Jamais use água ou qualquer outro líquido, viu? Por isso, fique sempre atento ao tempo que dura cada frasco de solução para você e garanta que nunca irá faltar.

3 – Cuidados com o estojo

Guardar suas lentes também é um passo importante para manter a saúde dos olhos. Os estojos precisam ser higienizados sempre e trocados no máximo a cada seis meses.

4 – Olho direito e olho esquerdo

Se você tem grau diferente em cada olho, a dica é escolher um olho e começar sempre por ele. Nos estojos também tem uma demarcação de Direito e Esquerdo. Aí fica fácil, né? Então, coloque e tire sempre a lente do olho direito primeiro e, depois, do olho esquerdo. Ou vice-versa, claro. A escolha é sua!

5 – A lente tem um lado certo

Para descobrir qual é o lado certo, é só colocar a lentes na ponta do dedo e direcionar para a luz. Se as bordas se alargam para o lado de fora então ela esta invertida – avesso. Super simples!

6 – Colocar as lentes

Lave bem as mãos, coloque a lente de contato na ponta do dedo indicador de uma das mãos. Use o dedo indicador e médio da outra mão para segurar sua pálpebra superior, impedindo que ela pisque.

Enquanto isso, use os outros dedos da mão que segura a lente para abrir sua pálpebra inferior.

No momento em que for colocar, olhar para cima pode ser útil. Com cuidado, libere sua pálpebra e feche o olho por um momento. Isso faz que a lente se ajuste à superfície do olho.

7 – Tirar as lentes

Lave bem as mãos neste processo também. Olhe para cima e, cuidadosamente, puxe a pálpebra inferior para baixo com o dedo médio.

Lentamente, coloque seu dedo indicador perto de seu olho até tocar a borda da lente. Deslize a lente para baixo, para a parte branca do seu olho e, então, aperte a lente entre os dedos polegar e indicador e pegue a lente. Agora é só retirar!

Seguindo estas dicas, você vai ver como seu dia a dia vai ficar bem mais tranquilo e prático. Ah, e com saúde, claro!

Fonte: Eótica